Blog

COLETOR DE MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA: UM COMPONENTE MUITO IMPORTANTE

Motores de corrente contínua possuem uma janela de inspeção do lado do coletor, geralmente coberta com tampa de vidro ou acrílico, para possibilitar sua visualização.

Não é por acaso que essa janela é transparente, pois, a inspeção constante do coletor pode revelar problemas e possibilitar a tomada de ações para prevenir graves avarias.

Se sua empresa possui motores de corrente contínua, certamente você, em algum momento, já se deparou com alguma anormalidade ao observar o coletor pela janela de inspeção.

A principal não conformidade é o faiscamento das escovas de carvão. Nunca é normal ver, a olho nu, faiscamento nas escovas de carvão. Quando isso ocorre, são sintomas de alguns dos problemas abaixo:

 

  • - Baixa pressão nas molas das escovas.
  • - Deslocamento da linha neutra.
  • - Mica saliente.
  • - Curto entre espiras nas bobinas de campo ou nas bobinas de interpolo.
  • - Parametrização incorreta entre motor e acionador.
  • - Desalinhamento da Porta Escova.
  • - Escovas mal assentadas.

 

O coletor é composto de laminas de cobre assentadas sobre uma base de ferro, separadas por cones de mica, conforme mostrado no desenho figura 2.

Figura 2

Um problema comum é que ao longo do tempo de trabalho, a mica separadora entre as lâminas de cobre fica saliente, conforme figura 3, impedindo uma perfeita comutação e provocando faiscamento nas escovas, com o consequente desgaste prematuro das mesmas.

Figura 3

A solução é proceder ao rebaixamento dos cones de mica existentes entre as lâminas de cobre, conforme mostrado no vídeo:

O rebaixamento de mica pode parecer uma tarefa simples, porém, exige cuidados especiais do operador, sobretudo quando à profundidade da ranhura.

Após o rebaixamento da mica deve-se, cuidadosamente, efetuar a quebra dos cantos, eliminando possíveis rebarbas.

A manutenção em motores de corrente contínua deve ser executada por profissionais especializados, pois, manutenções mal sucedidas podem pôr em risco o coletor, causando danos que podem custar centenas de milhares de reais.